Sempre que você se arrisca em uma determinada estratégia pode ser que seja muito positiva e também cause algumas consequências, por isso, é preciso tomar decisões com as informações e hábitos que levantou e saber fazer do limão uma limonada, para isso, conheça os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais.
Às vezes quando definimos uma meta com um indicador de vendas e não atingimos ele é normal que ocorra uma frustração, porém, de todo um processo de vendas existem variáveis que podem ser ainda melhores se forem analisadas detalhadamente e que são ainda melhores do que as esperadas.
São diversos os pontos que precisam ser analisados para que você saiba onde está a efetividade da sua jornada de vendas e todo tipo de ação pode gerar uma reação grande no seu fluxo de caixa e quando falamos de internet é possível criar estratégias qualificadas que simplesmente geram grandes resultados em um curto período.
Quando falamos de produtos digitais é preciso conhecer sobre as possibilidades que a internet disponibiliza para que você possa ter bons resultados e nem sempre os efeitos colaterais são algo ruim para seu negócio alavancar e ganhar espaço entre a concorrência, ou seja, saiba realizar ações nos momentos corretos para conquistar seus clientes.
O objetivo aqui é fazer você conhecer quais são os indicativos que todo o seu esforço está sendo direcionado para algo assertivo e se você estiver focado em atender as necessidades dos seus clientes e criar um relacionamento duradouro na sua jornada de vendas os resultados podem chegar antes do que você imagina.
Saiba quais são os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais
Você entende e sabe agir com os efeitos colaterais de vendas? Esse é um dos questionamentos que precisam estar claros sempre que vai realizar um lançamento. Ter essa percepção vai te auxiliar na maturidade em saber realizar os direcionamentos necessários com o seu público e também adequações no seu infoproduto ou fluxo de vendas. Veja quais são eles:
1. Percepção de autoridade
Quando falamos em autoridade o que vem na sua cabeça? Normalmente é aquela pessoa, empresa ou figura pública que se destaca por ter propriedade em abordar determinado assunto e acaba se tornando referência no seu ramo de atuação e com isso acaba gerando curiosidade e captação de interessados em conhecer mais sobre a sua percepção.
Pensando nisso, quando sua empresa realiza uma estratégia de vendas agressiva e tem um bom resultado de alcance de público já pode considerar que sua ação foi efetiva mesmo não tendo ganhos financeiros porque você aumentou sua escala de audiência que teve um primeiro contato com sua marca.
Diante disso, a tendência é que você tenha ainda mais autoridade para criar um relacionamento com seu potencial cliente e realizar outras abordagens que encurtam o processo de vendas, por isso, considere esse ganho entre os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais.
A partir desse ganho é possível começar a trabalhar os elementos essenciais que compõem a percepção de autoridade que caracteriza sua marca, então, saiba o que fazer com esses clientes para ganhar credibilidade e disponibilizar os seus infoprodutos como forma de atender às suas necessidades sobre um determinado tema.
Comece mostrando que você é especialista no assunto que está abordando e mostre como pode solucionar um determinado problema do seu cliente, mas antes disso, é interessante que você conheça bem quem são as pessoas que fazem parte do seu público-alvo para ser ainda mais assertivo na definição dos temas que serão abordados no conteúdo.
Depois disso explore os pontos de contato que você tem com o seu cliente para mostrar disponibilidade e presença, ou seja, utilize as redes sociais que melhor impactam seus clientes, e-mail e outros canais que possam agregar qualificação na sua jornada de vendas para falar com cada pessoa no seu devido momento.
2. Possibilidade de construir bons relacionamentos
Em todas as jornadas de vendas é primordial ter em vista as formas que fazem sua empresa ter um bom relacionamento com seus clientes e esse deve ser um dos efeitos colaterais das suas ações em busca do seu público qualificado, por isso, você precisa saber como criar esse vínculo que pode ser muito duradouro e contribuir para a expansão do seu negócio.
O primeiro passo é entender quem é o seu cliente e buscar ter empatia para atender suas necessidades e dores, para assim, conseguir estruturar o seu infoproduto com qualificação e demonstrar que você sabe o que está falando e fazer com que ele tenha segurança ao conhecer sua empresa e despertar o interesse em uma parceria, então, não deixe de investir em atendimento e uma primeira boa impressão.
Nem sempre é fácil manter um relacionamento próximo com as vendas pela internet, mas você pode realizar algumas iniciativas para que o seu cliente tenha confiança de que é prioridade para seu negócio, por isso, mantenha uma régua de contato com conteúdo apropriado e utilize os canais corretos para estar mais próximos dos seus clientes.
Também não deixe de solicitar feedbacks sobre os seus produtos digitais para que você possa criar versões melhoradas e possivelmente criar outros formatos de conteúdo, por isso, faça pesquisas com seus clientes e invista nesse aspecto do relacionamento que vai trazer oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Contudo, não é somente com os seus clientes que você precisa ter um bom relacionamento, lembre-se que é possível fazer uma série de parcerias que podem contribuir na expansão dos seus produtos digitais, ou seja, esteja sempre atento às possibilidades que estão disponíveis no mercado.
Saiba encontrar as pessoas certas para divulgar seu negócio e entenda o impacto que essa parceria pode trazer tanto em valores de alcance de visibilidade quanto em orçamento e através disso é possível mensurar a efetividade desse tipo de estratégia para ganhar cada vez mais espaço e relevância na hora de divulgar seus produtos digitais.
3. Necessidade de escalar o seu negócio
O terceiro argumentos dos 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais que precisamos falar é sobre a sua necessidade de escalar o seu negócio, ou seja, quando você realiza um lançamento qualificado e que tenha bons resultados é possível trabalhar ainda mais com sua base.
Se você desenvolveu apenas um produto digital saiba que os efeitos colaterais dessa decisão serão justamente investir em expansão, por isso, tenha esse planejamento em mente para que possa aplicar no momento certo e saiba aproveitar as informações que recebeu até o momento para criar produtos digitais ainda melhores.
Como apresentado anteriormente, criar bons relacionamentos são essenciais quando o seu próximo passo é investir em escala, mas tenha cuidado, muitas vezes se o processo não for realizado da forma adequada pode ser que tenha resultado no curto prazo, mas que depois de algum tempo tenha que tomar decisões desagradáveis.
Um estudo realizado pela Startup Genome Report descobriu que 90% das startups falham principalmente por “autodestruição, em vez da concorrência”. E qual é o maior motivo? O estudo, que envolveu mais de 3.200 startups de tecnologia, mostra que a maioria das empresas cresce muito antes de estar pronta.
O conceito pode assumir muitas formas, como contratação de muitos funcionários muito rapidamente, gasto excessivo com aquisição de clientes antes que o produto esteja pronto etc. Enquanto cerca de 74% das startups da internet falham devido à escala prematura, aqueles que escalam normalmente veem um crescimento 20 vezes mais rápido, de acordo com o mesmo relatório do Startup Genome.
Por isso, saiba como ter escalabilidade sem comprometer processos e fluxos que precisam estar alinhados com seus objetivos de negócios, ou seja, no caso dos produtos digitais não comece pensando em criar uma infinidade de conteúdos diferentes que não tenham tanta qualidade somente para conquistar um número maior de clientes, saiba expandir seu leque de opções sem perder essência do seu negócio.
Se suas vendas cresceram mais de 10x vendas em um curto período de tempo e você precisa aproveitar esse momento na jornada de vendas saiba criar soluções e não gargalos que não serão resolvidos de uma hora para outra e saiba se você realmente está preparado para surfar nessa onda.
Além disso, é essencial estar sempre atento às mudanças do mercado que são termômetros para saber se está ou não tomando as melhores decisões tanto quando o assunto é gestão até sobre as mudanças tecnológicas que podem contribuir diretamente em elevar os seus produtos digitais para outro patamar.
E se você chegou até aqui é porque ficou curioso para saber os efeitos colaterais e se surpreendeu com a infinidade de possibilidades que podem aparecer no nosso caminho sem estar planejado e proporcionar uma mudança significativa nos parâmetros do seu negócio.
Recapitulando os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais apresentados até estão a percepção de autoridade, possibilidade de construir bons relacionamentos e necessidade de escalar o seu negócio e agora partimos para o último tópico, mas não menos importante, continue acompanhando.
4. Habilidade de transformar qualquer nicho em infoproduto
A criatividade é um dos requisitos principais que destacam alguns produtos digitais dos outros, por isso, você precisa sempre focar nas novidades e em segmentos que tenham espaço para você conquistar clientes e ter resultados, mas nem sempre isso é uma tarefa fácil por conta da grande presença de negócios que entram todos os dias na internet.
Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil a publicidade digital nacional movimentou R$14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022. Os números indicam um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Quando ampliamos nossas possibilidades para criação de conteúdo é necessário explorar o mercado e entender a oferta e demanda, então, nada melhor do que aprender com empresas que tiverem sucessos em vendas. Saiba quais são os nichos e infoprodutos mais vendidos em 2022:
- Estilo de Vida;
Atualmente nos deparamos com diversas pessoas buscando formas de melhorar sua qualidade de vida, seja através de exercícios, alimentação ou uma prática esportiva e diante dessa procura você pode identificar uma série de oportunidades para disponibilizar um conteúdo que atenda as necessidades desse ciclo de interessados.
Agora falando sobre os dados concretos, um dos infoprodutos mais vendidos no meio digital que aborda o tema de estilo de vida foi as Receitas para Secar em 30 Dias 2.0 que já é a segunda versão do ebook com um compilado de 30 receitas focadas no processo de emagrecimento saudável.
Ou seja, são diversas as possibilidades que podem ser designadas para a criação dos seus produtos digitais, por isso, se torna essencial você ter em mente o segmento que deseja ter conhecimento e realizar um levantamento dos assuntos que fazem parte dele para definir suas estratégias.
- Finanças;
Outro tema que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam informações na internet é sobre finanças e nesse segmento são diversas as possibilidades que podem ser exploradas como ensinar métodos de investimentos financeiros, como economizar dinheiro ou até mesmo fazer um trabalho extra.
E dentro desse contexto encontramos um tema que conquistou diversos clientes na internet com o infoproduto Lucrando com Milhas, curso que ajuda a reorganizar milhas aéreas para lucrar mais, ou seja, ele se enquadra no universo financeiro, mas explora um nicho específico de pessoas que desejam conhecer mais sobre a utilização de milhas.
E através desse exemplo você pode seguir com essa linha de raciocínio e segmentar o máximo possível do assunto que deseja abordar, dessa forma, vai conseguir trabalhar com menos concorrentes e também ter leads mais qualificados na hora de criar uma jornada de vendas mais assertiva.
- Gastronomia;
Muitas pessoas começaram a ampliar os seus dotes culinários e tornar o hábito de cozinhar em uma fonte de renda ou até mesmo uma mudança alimentar, mas nem sempre algumas técnicas são conhecidas e isso acaba sendo uma oportunidade para direcionar um conteúdo diferenciado para o mercado.
Você imaginaria que um curso sobre pudim pudesse fazer sucesso? Foi o caso do infoproduto o Fantástico Guia da So Pudim. A Só Pudim é referência brasileira do chamado pudim perfeito (lisinho e cremoso) e lançou um curso completo com as principais dicas e utensílios necessários para se destacar no mercado.
Essa empresa usou sua habilidade de transformar o seu negócio em um infoproduto e teve sucesso de vendas por conta da procura das pessoas sobre esse tema, por isso, esse pode ser um dos 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais ao escolher um tema inovador.
- Moda e Beleza;
Falar sobre assuntos do momento é uma forma de chamar a atenção do público e o setor de moda e beleza sempre tem tendências, produtos e procedimentos novos que aparecem constantemente, por isso, pode ser um tema que precisa estar no seu radar para entrar ou escalar os seus produtos digitais.
O exemplo nesse segmento é o Curso de Cutilagem da Faby Cardoso e similares. Nesse curso de Cutilagem Para Manicures da Faby Cardoso são ensinadas as melhores técnicas de cutilagem funda. Esse infoproduto pode ser assistido via celular, computador e tablet, facilitando o acesso à informação.
Essa profissional teve um insight de ampliar a oportunidade para o seu negócio e utilizou o seu ramo de atuação e experiência para criar um infoproduto que foi assistido por milhares de pessoas que tinham interesse nesse setor.
- Empreendedorismo digital
Abordar assuntos relacionados ao empreendedorismo também é uma alternativa que atrai a atenção de um grupo grande de pessoas, por isso, você pode mostrar formas de começar o seu negócio, dar dicas ou criar um passo a passo sobre conceitos que englobam esse tema.
Um tema super atual que ganhou espaço foi o Curso Mestres do Bitcoin Com técnicas operacionais e psicológicas para dominação do mercado de Criptomoedas, Augusto Backes oferece um método passo a passo para quem deseja entrar no ramo. O Curso Mestre do Bitcoin 3.0 conta com 100 aulas e 40 horas de conteúdo digital.
- Educação
Um tema que nunca sai de moda é falar sobre cursos e fornecer conhecimento para diversos tipos de grupos que desejam se qualificar, por isso, sempre é uma boa escolha encontrar conteúdos que façam a diferença para seus clientes.
Esse produtor de infoproduto inovou e criou o Curso de Desenho Método Fanart 3.0 com mais de 35 aulas já disponíveis, e sua utilização é com entrada a um grupo privado no Facebook e acesso vitalício ao material, nele ensina a desenhar os personagens mais famosos de animes e mangás mesmo para quem não tem o dom do desenho.
- Relacionamento
Em 19 dos produtos mais vendidos, 3 são sobre relacionamentos ou sexualidade no casamento. Então, esse é um ótimo tema que você optar para se tornar um infoproduto de sucesso, saiba quais são os assuntos que mais interessam ao público e entenda se faz sentido para o seu negócio.
Muito Prazer, Mahmoud Baydoun, é só um exemplo de uma coleção inteira que possui boas vendas relacionadas ao mercado de infoproduto, ele apresenta no e-book 35 técnicas para inovar e retirar a relação da rotina.
Através dessa análise prévia de mercado é possível detectar que são diversas as oportunidades que podem ser exploradas em muitos segmentos, mas quando se trata de infoproduto você pode aproveitar os nichos que estão em alta para direcionar um conteúdo completo para os clientes.
Cada tema tem uma infinidade de opções de informações e abordagens que podem ser realizadas para atrair a atenção dos seus clientes, por isso, saiba realizar uma boa análise de hábitos de consumo para que esteja criando um infoproduto apropriado para se destacar entre a concorrência.
Linkar: 05 dicas para saber se meu negócio pode se tornar um infoproduto
Como mensurar os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais?
O Google é o principal canal de pesquisa para quem deseja comprar. Entre os 70% dos que realizam uma pesquisa no Google e outros buscadores, estão em busca de produtos para comprar. Por isso, você precisa utilizar essa ferramenta ao seu favor e estar sempre antenado nas pesquisas que as pessoas fazem para ter insights de conteúdos.
Além disso, você pode utilizar também outros tipos de canais digitais que fazem parte de uma estratégia apropriada para divulgação do seu infoproduto, mas sobre esse tema gostaria de explorar sobre uma oportunidade essencial quando opta por trabalhar com a internet que é a mensuração de resultados.
Antigamente, nem sempre era possível saber se o produto estava alcançando um número grande de pessoas e isso deixava as empresas sem entendimento sobre como ampliar um negócio, contudo, hoje em dia é possível rastrear cada passo que uma campanha pode dar para alcançar suas metas.
E essa é uma das formas de entender se os seus 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais estão adequados ou se é necessário mudar de foco ou até mesmo identificar formas de escalar os seus infoprodutos.
Acredito que até aqui você tenha percebido a infinidade de oportunidades que é possível explorar quando falamos em produtos digitais. Mas se tem uma ideia boa e mesmo assim não conhece os métodos para realizar o lançamento de um infoproduto saiba também que é possível encontrar um parceiro de confiança para te apoiar.
A Thato Agência Digital pode ser uma importante aliada para seu negócio realizar os 4 efeitos colaterais na jornada de vendas de produtos digitais com a expertise e o alinhamento de propósito que construímos em parcerias com os nossos clientes onde temos o objetivo de te levar mais longe.
O nosso foco é trabalhar para potencializar sua escala de vendas e fazer os seus produtos digitais chegarem em outro patamar. Temos uma bagagem completa para contribuir nesse processo de expansão de marca e auxiliar no planejamento e execução das suas ideias.
Entre em contato conosco para batermos um papo e identificar o potencial do negócio para unir forças em um só caminho. Cadastre-se agora!