Fazer algo novo pode ser um grande desafio, mas sem esse primeiro passo é difícil saber quais serão os erros e acertos em um processo de vendas de um infoproduto, para isso, é preciso conhecer algumas informações presentes na internet para que você esteja por dentro dos 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto.
Mas antes de começar a realizar as vendas é preciso também ter tido bastante cuidado na elaboração do infoproduto, ou seja, tenha certeza que o seu conteúdo conversa com o público-alvo que definiu e que você esteja preparado em nível de estrutura para lidar com os seus clientes sempre que tiverem dúvidas ou questionamentos sobre os produtos digitais.
Pense muito bem antes de começar o seu lançamento e tenha metas traçadas para que você saiba exatamente onde quer chegar. Com a utilização de mídias digitais e ferramentas disponíveis na internet fica mais fácil levantar dados que podem contribuir diretamente nas melhorias e entendimento da sua estratégia.
E antes de qualquer coisa coloque na sua cabeça que será primordial aprender com os erros que surgirem durante o percurso para melhorar o seu desempenho e desenvolver as oportunidades de alavancar e expandir o seu negócio, então, leia esse artigo até o final para ter mais embasamento antes de começar a vender o seu infoproduto.
Durante sua leitura vai realizando as anotações de processos que acredita que seja importante para o seu negócio e entenda o que cada tópico quer transmitir para te auxiliar a não cometer erros que podem ser muito prejudiciais quando começa um negócio na internet.
Veja os 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto
Dificilmente quando falamos de vendas é possível criar uma jornada que seja perfeita do começo ao fim porque justamente a adequação de uma estratégia de vendas é baseada nas análises de consumo do público, mas tem algumas questões que podem ser evitadas de acontecer se você souber que elas não tiveram bons resultados para quem executou.
Então, fique muito atento aos conceitos que vão ser tratados daqui para frente para não perder nenhum detalhe durante o caminho. Leia agora sobre os 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto:
Esperar grandes resultados nas primeiras campanhas
Quando é falado sobre o tema de negócios digitais as pessoas imaginam que é somente colocar um infoproduto em alguma plataforma que os resultados vão ser imediatos e satisfatórios, mas esse erro acaba frustrando os empreendedores que nunca trabalharam diretamente nesse cenário e até acabam desistindo de continuar criando um infoproduto.
Por isso, saiba que você vai precisar ter consistência, dedicação e acompanhamento de perto das suas campanhas para que consiga entender as necessidades do seu público e mudar sua estratégia de vendas sempre que for necessário, então, busque entender primeiramente quais são os formatos e canais que atraem os seus clientes.
Depois de saber onde o seu consumidor está é necessário identificar quais são os parâmetros daquela plataforma e como você vai direcionar a sua divulgação, ou seja, nem sempre a melhor escolha é já ir direto ao processo de vendas com um cliente, então, comece contando sobre sua marca e infoproduto para o mercado ir criando aproximação com o seu negócio.
Identificando quem são os seus possíveis clientes também saiba trabalhar a jornada de cada um no seu funil de vendas para que o relacionamento possa avançar no decorrer do tempo, além disso, para ter bons resultados é preciso agir com cautela e entender que cada etapa precisa ser realizada para atingir os seus objetivos.
Tenha definido um cronograma de decisões em curto, médio e longo prazo para garantir que você está cumprindo tudo que planejou e esteja atento também às movimentações dos seus concorrentes, mercados e novas tendências que podem impactar diretamente na realização de vendas de infoprodutos na internet.
E utilize as métricas ao seu favor, levante os dados, saiba ler o que eles estão dizendo e prepare suas decisões de forma assertiva para que as mudanças que realizar durante o seu fluxo de atuação possam gerar bons retornos para o seu negócio e o principal, não desista se os resultados demorarem para vir, você vai aprender com isso.
Investir mais na venda do que na qualidade é um dos 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto
Muitas das vezes as pessoas acabam acreditando que a estratégia de vendas que vai atrair um cliente, mas mesmo tendo uma boa campanha de divulgação o foco principal de um comprador é o produto, ou seja, ele quer ter a garantia de que o seu investimento está sendo direcionado para algo de qualidade e que vai atender suas necessidades.
E esse pode ser um dos principais erros de iniciantes que não criam um infoproduto apropriado e acreditam somente em vender sem pensar na experiência, ou seja, no começo pode até ser que venha dar certo, mas depois os clientes não vão querer mais continuar sendo o seu cliente se quando consumirem o seu conteúdo não encontrarem o que desejam.
Por isso, antes de qualquer coisa é preciso saber se você realmente se preocupou em criar um infoproduto com informações relevantes, formatos coerentes, linguagem com fácil entendimento e se está agregando algo para os seus clientes que vão utilizar desse recurso para aprender algo que seja importante para eles.
Saiba que se o seu cliente tiver uma boa experiência com seu infoproduto possivelmente ele vai continuar adquirindo outros lançamentos e acompanhando o desempenho do seu negócio, por isso, invista na satisfação de um cliente ao invés de somente pensar em ter número em curto prazo e não se consolidar no mercado.
Tendo também essa visão de qualidade é possível utilizar os próprios clientes como propagadores da sua empresa com recomendações e depoimentos que podem ser utilizados posteriormente na sua estratégia de vendas, lembre-se que os clientes que não tiveram uma boa percepção do seu infoproduto também podem divulgar essas informações nos canais digitais e trazer maiores problemas.
Portanto, não tenha esse deslize nos 7 principais erros que todo iniciante comete ao começar a vender infoproduto para que você mostre profissionalismo e relevância de mercado para se destacar e conquistar bons resultados.
Não ter um processo de trabalho e rotinas bem definido
O trabalho remoto é um dos recursos disponíveis quando se tem um negócio digital e por conta da flexibilidade que esse formato apresenta é primordial que você tenha uma rotina bem definida quando se trata de criar um infoproduto e realizar os processos e campanhas durante o dia a dia, por isso, faça uma lista de tarefas e evite distrações.
Quando estiver estruturando um conteúdo, editando ou até mesmo analisando dados é necessário que você tenha foco total, então, invista em um espaço tranquilo e com pouco barulho para que o seu nível de concentração possa aumentar e também evite que outras distrações possam comprometer sua disciplina, por exemplo, mexer no celular ou conversas com outras pessoas sobre temas que não são relacionados ao seu infoproduto.
A organização é um dos termos chaves quando falamos de venda de infoproduto porque são diversas as etapas que precisam ser realizadas até ter o produto final. Separe horários para cada tarefa e saiba estabelecer metas para você cumprir e para isso também é necessário ter disciplina.
Muitos empreendedores desistem no meio do caminho por se enquadrarem nos 7 principais erros que todo iniciante comete ao começar a vender infoproduto justamente por fazer escolhas erradas que envolvem não focar no que precisa ser feito durante todo o processo para atingir os resultados desejados.
Mas vamos recapitular até aqui sobre os primeiros erros que identificamos e que podem prejudicar sua estratégia para venda de infoproduto, são eles: Esperar grandes resultados nas primeiras campanhas, investir mais na venda do que na qualidade, não ter um processo de trabalho e rotinas bem definido.
Daqui para frente vamos detalhar ainda mais outros tipos de erros que podem ser cometidos e até pode passar despercebido por empreendedores que não tem experiência no setor.
Ter uma fonte de divulgação está nos 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto
Outro grande problema que pode estar comprometendo os seus resultados são as escolhas de canais para realizar a sua divulgação. Muitos negócios acabam ficando presos somente em uma plataforma, mas nem sempre o seu público-alvo está só ali e é necessário explorar as possibilidades que tem disponível no mercado e entender quais deles se encaixam melhor na captação de clientes qualificados.
Atualmente com o marketing digital existem um leque de opções que facilitam na hora de realizar segmentações e direcionamentos de conteúdos, ou seja, está cada vez mais fácil entender o perfil que está presente em cada canal e identificar se enquadrou com os dados que levantou sobre os seus clientes.
Esteja sempre atendo as possibilidades que podem fazer parte do seu planejamento estratégico, por exemplo, se você identificar que os conteúdos nas redes sociais atraem os clientes também complemente com um direcionamento para seu site ou landing page que detalhe mais o seu infoproduto e disponibilize um ponto de contato.
Mas também você pode focar em trabalhar palavras-chave nos buscadores online para captar leads e, posteriormente, criar uma jornada de e-mail marketing, ou seja, são diversas as combinações que podem dar certo quando falamos de estratégia para venda de infoproduto, por isso, estamos aqui para alertar você para não cometer esse erro de não diversificar os seus canais.
Um ponto de grande importância é realizar testes que façam você entender hábitos e comportamentos dos usuários, por exemplo, criei um conteúdo de imagem e texto nas redes sociais e um vídeo explicativo no meu site e identifiquei que os usuários deram mais engajamento para a segunda opção, então, já sei que esse é um formato que pode me traz mais resultados.
Ignorar as métricas
Em alinhamento com a utilização do marketing digital é um dos 7 principais erros que todo iniciante comete ao começar a vender infoproduto realizar uma série de ações nas mídias digitais e não analisar as métricas que estão disponíveis nessas plataformas para identificar a efetividade do contato e contribuir para a melhoria na estratégia.
São diversos os indicadores que podem contribuir e muito na melhoria dos seus infoprodutos e também nas suas campanhas de mídia, por isso, tenha KPIs bem definidos para que ocorra um acompanhamento da evolução e saiba entender o que cada dado pode estar alertando nas suas vendas. Veja alguns deles:
- CPM: Custo por mil impressões
- CPC: Custo por cliques
- CPV: Custo por visita
- CPL: Custos por lead SQL
- CPA: Custo por aquisição
- ROAS: Retorno sobre investimento em mídia
- Lead MQL: contato qualificado apenas para marketing
- Lead SQL: contato qualificado para vendas
Todas essas métricas vão te auxiliar a otimizar os custos que você vai precisar direcionar para dar alcance ao seu negócio e assim elevar as vendas, mas é preciso saber identificar que existe algum ajuste que precisa ser realizado durante o caminho ou até mesmo na tomada de decisão de parar ou continuar com uma determinada estratégia.
Saiba que se você quer se tornar reconhecido e relevante para o seu ramo de atuação é preciso basear toda a sua campanha através de dados. Essa é uma tendência que chegou para ficar no mercado e dificilmente vai sair e todas as empresas que trabalham na internet não podem deixar de ter essa percepção no radar.
Defina quais são os períodos que vai separar para realizar essa análise, por exemplo, se está com uma campanha paga durante uma semana no ar e não recebeu nenhum lead pode ser a hora de dar uma olhada para entender se sua segmentação está correta e se suas informações estão claras o suficiente.
Depois de ter alguns insights que identificam que algo pode estar errado é preciso mudar os processos e testar novamente, em contrapartida, também é necessário acompanhar de perto os dados positivos das suas campanhas e através dessas informações conseguir replicar para outros métodos.
Não saber precificar é um dos 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto
Determinar um valor para um infoproduto é uma etapa importante quando se está definindo sua estrutura de negócio, mas é aqui que muitos empreendedores acabam errando ao não realizar os cálculos corretos na hora de fechar o valor de comercialização daquele determinado produto.
Para definir esse montante é preciso identificar todos os gastos que te levaram a construir esse conteúdo, ou seja, quanto que você gastou de luz, internet, imagens, entre outros e diante disso você entende qual foi o custo total que desembolsou para deixar o seu infoproduto com potencial para vendas.
Mas não é somente diante dos gastos que você precisa se basear, comece fazendo um levantamento sobre a concorrência para entender qual é a média de valor que eles costumam direcionar e encontre um denominador comum entre as análises para bater com o que tinha previsto diante dos custos.
Pense também na sua definição de perfil e entenda quais são os hábitos de consumo dos seus clientes e saiba o quantos eles estão dispostos a pagar para ter o seu infoproduto, ou seja, esse ponto é de extrema importância para analisar se o seu negócio é compatível com o cenário de atuação.
E claro, você também precisa pensar na sua margem de lucro para ter ganhos em grande escala diante da quantidade de vendas que vai realizar, ou seja, são muitas as diretrizes que precisam ser estabelecidas para que você não venha cometer um erro tanto para uma venda muito barata quanto uma que seja cara demais.
Não fazer pós-venda
Para fecharmos todo esse ciclo até aqui que falamos dos processos de vendas no geral e os 7 principais erros que todo iniciante comete ao começar a vender infoproduto chegamos ao último tópico, mas não o menos importante, mas aqui vamos explorar um tema que é identificado como um erro depois que sua venda já foi efetivada.
Para ter sucesso em um negócio é preciso pensar nos seus ganhos a longo prazo e para isso é preciso preservar uma boa imagem e também criar um relacionamento com os seus clientes, mas muitas empresas iniciantes não focam os seus esforços em realizar um contato pós-venda com os clientes que compraram um determinado produto.
E como um alerta para o seu negócio, não deixe de colocar esse conceito dentro da sua estratégia de vendas para que seja possível criar uma base de leads qualificados onde serão trabalhados por um longo período com novos infoprodutos ou até mesmo entender desse mesmo cliente quais foram os pontos positivos e negativos da sua experiência.
É importante o cliente sentir que tem um canal aberto com sua empresa e despertar uma confiança, mas para manter essa proximidade é necessário também criar uma jornada de contatos onde você ofereça descontos ou brindes e também conte com esse consumidor para indicações.
Cada vez mais as empresas estão caminhando para melhorar suas formas de proporcionar boas experiências, seja elas no atendimento ao cliente, plataformas, entrega e inovações, por isso, é primordial realizar esse acompanhamento de mercado e detectar melhorias contínuas que já facilitam o estreitamento de contato com o seu cliente.
Que bom que você chegou até aqui, isso significa que quer estar antenado sobre o que não fazer para ser mais assertivo nas vendas do seu infoproduto. Esse já é um passo importante que te deixa na frente de outros empreendedores que começam com a mão na massa sem entender as possibilidades disponíveis na internet.
Dica extra dos 7 principais erros de iniciantes ao começar a vender infoproduto
Poderíamos elencar mais outros muitos erros quando o assunto são as divulgações de um infoproduto, porém, alguns deles acabam sendo individuais para cada segmento e empresas e o grande diferencial é saber reverter os problemas e assumir suas falhas para mudar o direcionamento e realizar os devidos ajustes.
Mas a grande dica de agora é não fazer mais do mesmo e investir nas novidades, pensar nos diferenciais e entregar um conteúdo inovador, não tente bater na mesma tecla com um tema que já existem milhares de pessoas falando da mesma forma, saiba ser exclusivo e sacar aquela informação que nem todos identificam.
A cada momento é gerado um novo infoproduto ou um conteúdo na internet e fica cada vez mais complexo se destacar, por isso, aposte no seu potencial e utilize das mais variadas alternativas para conquistar o seu espaço e novamente não pense em desistir sem ter tentado de diversas formas.
Aproveitando que estamos no começo do ano de 2023, ainda dá tempo também de conhecer quais são as tendências que vão se destacar nesse ano e já englobar no seu planejamento de vendas já que muitas delas estão diretamente ligadas com novas tecnologias, canais digitais e expansão da informação em diversos tipos de plataformas.
Por fim, uma última dica que pode fazer a total diferença para seu negócio digital é saber que também existem parceiros e especialistas no segmento de lançamento de infoproduto que pode te auxiliar em chegar cada vez mais longe, ou seja, transmitir o conhecimento para agregar ainda mais oportunidades de vendas.
Então, se você se interessou por essa opção, eu te convido para conhecer a Thato Agência Digital que entrou no mercado justamente por essa percepção de compromisso e apoio para empreendedores que desejam iniciar, expandir e transformar o seu infoproduto em um grande conteúdo para vendas.
Para isso, você pode entrar em contato conosco para conhecer mais os nossos serviços e encontrar a alternativa que atende tanto às suas necessidades quanto às expectativas que deficiou para os seus resultados de vendas, então, não perca essa dica valiosa e não perca essa oportunidade de se destacar no mundo dos produtos digitais.
Se você gostou desse artigo compartilhe com mais pessoas!