Mulher fazendo gráfico de vendas positivas
3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Se está procurando 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas acredito que já tenha um conteúdo consolidado no seu segmento, ou seja, já desenvolveu um produto digital qualificado e estratégias definidas para gerar a confiança do seu público e trabalhar a escalabilidade nas suas vendas. 

Mas antes de qualquer ação é primordial ter muito cuidado nos processos que envolvem realizar essa expansão, então, saiba se o seu negócio está pronto para tomar essa decisão e sustentar os resultados de vendas já que é muito comum no mercado as empresas começarem esse movimento e não conseguirem se estabelecer ou até mesmo acabar perdendo dinheiro. 

De acordo com o relatório do Startup Genome, cerca de 74% das startups da internet falham devido à escala prematura, aqueles que escalam normalmente veem um crescimento 20 vezes mais rápido. Por isso, é necessário saber se está no momento correto de alavancar seus negócios ou se vai estar dando um passo maior que a perna. 

Muitas das vezes o crescimento de um negócio acontece de forma gradativa, mas se no seu caso acabou se deparando com um avanço expressivo saiba analisar o momento e adaptar os fluxos e modelos de negócio para manter a qualidade do seu infoproduto e garantir uma boa experiência para os novos clientes.

O objetivo desse artigo é te dar os insumos necessários do começo ao fim para entender se seu negócio está organizado para começar a escalar e apresentar quais são as análises que precisam ser feitas para que isso seja possível de acontecer com maior estabilidade e potencial de vendas. 

E claro que depois vamos falar sobre o que veio buscar aqui que são as dicas valiosas que separamos especialmente para você aplicar e alavancar suas oportunidades de ampliar o número de clientes que estão buscando encontrar um infoproduto qualificado e que atendam às suas expectativas.

O que fazer antes das 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Para descobrir se está apto para começar escalar o seu negócio você precisa fazer uma análise minuciosa de dentro para você da sua corporação para entender se sua estrutura está apropriada para um aumento nas vendas e na capacidade de gerenciar o relacionamento com o cliente. 

E também estar acompanhando as mudanças no seu setor e as expectativas financeiras do seu público-alvo para os próximos meses, ou seja, se eles estão acompanhando seu potencial de negócio e estão com interesse em consumir o seu conteúdo durante um determinado período até a próxima análise. Saiba quais são os passos antes de começar a escalar a venda do seu infoproduto:

Entenda o momento de mercado

Entenda o momento de mercado

Em qualquer passo que deseja dar na sua empresa é preciso saber se o mercado está apto para atender às suas necessidades, por exemplo, se sua meta é lançar 3 novos produtos nos próximo ano é preciso entender se não tem nenhum outro formato de produto digital que está por vir ou até mesmo se o seu segmento está apropriado para novas vendas. 

Você precisa estar sempre atento aos movimentos que sua concorrência realiza e se eles também estão seguindo para a mesma rota, mas é claro, é necessário se antecipar e ser inovador para não ficar para trás. Com essa avaliação de mercado é possível ter maior assertividade nos resultados da sua escalabilidade. 

Além disso, a sua persona precisa sempre ser revisitada para saber se as características permanecem as mesmas e se suas estratégias estão aderentes aos hábitos de consumo daquele momento e se não tiver, comece realizando um novo levantamento sobre o futuro cliente para garantir uma conexão mais apropriada. 

Outro processo essencial na hora de ampliar os seus negócios são as novas tecnologias e possibilidades que a internet proporciona, ou seja, pode ser que naquele momento tenha uma nova rede social bombando e que pode entrar nas suas estratégias de divulgação ou até mesmo uma plataforma inovadora. 

Tendo todas essas informações bem organizadas já é um grande passo para começar organizar as etapas e os alinhamentos que são essenciais para garantir que esteja alinhado com seu cenário de atuação e que não esteja tomando uma decisão precipitada para o momento. 

Organize seus processos internos com as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Quando falamos em escalar um determinado produto com certeza terão impactos diretos nos processos de um negócio, principalmente, pelo objetivo ser sempre aumentar o número de clientes e a receita da empresa, para isso, os processos precisam estar bem desenhados para que não ocorra nenhum colapso. 

Comece verificando se o funil de vendas está qualificado para atuar na distribuição e relacionamento com o cliente nos seus diferentes momentos na jornada de vendas e diante disso entenda qual o volume de novos leads que é possível gerenciar para que permaneça mantendo a qualidade na sua entrega. 

Se você tem um canal de contato também é primordial que tenha capacidade para responder as dúvidas, questionamentos e mensagens no geral do seu cliente, ou seja, tenha no seu radar que essa disponibilidade é essencial para que futuramente a sua base de contatos comecem a ser os próprios propagadores da sua empresa. 

Outro ponto importante que precisa estar bem estruturado é o acompanhamento de estratégias e resultados dentro do período que foi determinado no seu planejamento, ou seja, se você não conseguir ter essa visão clara de perto é possível que não consiga tomar decisões rápidas quando for necessário, então, saiba se tem ferramentas apropriadas e pessoas que possam te auxiliar nessa análise. 

Pense em todas as formas possíveis de automatizar processos como no caso de envio de e-mail, disponibilidade de contabilizar as compras, acompanhar métricas e divulgação do seu infoproduto nas mídias digitais e ter um melhor aproveitamento do seu tempo para não realizar atividades manuais durante o dia a dia. 

Treine o seu time e parceiros

Treine o seu time e parceiros

Quando você chega no momento de escalar a venda do seu infoproduto possivelmente você já conta com parceiros e colaboradores que te apoiam em algumas funções ou até mesmo é nesse momento que você entende de quantas pessoas precisa ter no seu negócio para atender as demandas que se preparou. 

Por isso, saiba que todo mundo que está envolvido no seu infoproduto precisa estar na mesma sintonia, não esqueça de treinar essas pessoas e contar sobre as mudanças que aconteceram para expandir o seu negócio e mostre quais são as funções de cada uma delas na busca para atingir os objetivos de crescimento. 

As pessoas são sempre a base de uma empresa que se compromete em oferecer qualidade e segurança para os seus clientes, mas é necessário que esse compromisso esteja bem alinhado internamente para que os fluxos sejam seguidos de maneira que o consumidor tenha uma boa experiência do começo ao fim. 

Se você tem parceiros, também deixe claro sobre suas intenções e saiba aproveitar oportunidades de ampliar sua presença de mercado, ou seja, busque estabelecer uma estrutura que seja possível atrair a atenção de um volume maior de pessoas e conduzi-las a avançar nos caminhos que levam a conversão. 

Faça um planejamento estratégico

Faça um planejamento estratégico

Depois que você já realizou todas as etapas anteriores e tem um embasamento concreto de informações e processos que precisam ser realizados para colocar em prática sua escala de vendas, chegou a hora de montar o planejamento estratégico com as ações, prazos e direcionamentos necessários para avançar nos negócios. 

Comece fazendo a divisão de metas que deseja atingir no curto, médio e longo prazo e quais são as atividades que deseja realizar em cada uma delas para ter efetividade, por exemplo, determine no curto prazo um número ideal de clientes que será necessário conquistar para trabalhar no seu funil de vendas. 

Também especifique no seu planejamento estratégico quais são os canais que serão trabalhados no decorrer da sua atuação e os formatos que melhor atingem o seu público em cada um deles, além disso, não se esqueça de ter uma pauta de conteúdo mensal onde vai trabalhar comunicações direcionadas para captar a atenção dos seus clientes. 

Para tudo isso é preciso ter um cronograma de tarefas diárias para administrar suas evoluções ou até mesmo contar com ferramentas de organização das atividades, a palavra da vez é justamente manter uma organização das suas demandas de forma que não perca nenhuma etapa de vista. 

Lembre-se que o planejamento estratégico precisa ser acompanhado e ajustado sempre que for necessário, principalmente, porque uma das etapas mais importantes nessa jornada é pensar no seu cliente e entender de que forma você pode contribuir com o seu infoproduto para resolver um determinado problema.

Veja as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Bom, até aqui você fez um checklist de análises que precisavam ser levantadas para identificar se está estruturado para começar a escalar o infoproduto digital e se o seu saldo foi positivo essa é a hora de colocar a mão na massa e dar mais alguns passos em direção aos resultados de vendas que deseja atingir. 

A partir daqui você começa a ser mais tático, ou seja, pensar mais sobre como o seu conteúdo pode ser criado em uma maior escala e através de quais meios ele vai chegar ao lead que será trabalhado até despertar o interesse de compras. Anote agora as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas: 

1. Intensifique a sua produção de conteúdo

Intensifique a sua produção de conteúdo

A sua estratégia de venda de infoproduto é toda moldada na criação de conteúdo que seja relevante ao seu público e se você chegou até aqui significa que está pronto para implantar novos temas no seu escopo de vendas para intensificar o seu negócio e ganhar escala de presença no ramo de atuação. 

Mas para isso você precisa saber exatamente como vai operacionalizar essa função para garantir que seu público ainda tenha interesse no seu infoproduto, então, nada mais coerente do que usar os dados de todo o seu processo de vendas inicial para identificar possíveis dores e necessidades dos seus clientes. 

Com esse levantamento em mãos é possível criar um ciclo de nichos para filtrar a sua presença e definir em quais deles você pode se encaixar melhor e depois disso começar a criar roteiros de conteúdos que venham ser direcionados para cada público com formatos ideais para o consumo durante a rotina dos seus clientes. 

Porém, não se esqueça, não significa que criando milhares de tipos de conteúdos você vai ter sucesso se cada um deles não tiver qualidade, por isso, pense no número de infoprodutos que cabem dentro da sua empresa para não colocar forças em quantidade e perder a confiança dos clientes que já conquistou. 

Esteja sempre se atualizando com tendências e melhores práticas de conteúdos que estão ganhando espaço, invista na criatividade, diferencial do negócio e esteja atento aos modelos mentais que podem ser trabalhados com as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas. 

Pense em estratégias que possam gerar conexão entre um conteúdo e o outro para dar uma percepção de continuidade, ou seja, quando o cliente terminar de aprender sobre um determinado tema ele terá a possibilidade de adquirir um outro infoproduto complementar para continuar te acompanhando e sendo trabalhado na sua régua de relacionamento. 

2. Diversifique a forma de capturar Leads nas 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Diversifique a forma de capturar Leads nas 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Ter uma base de leads para trabalhar é muito importante para ter bons resultados nas suas campanhas e, por isso, é primordial saber como gerar esses contatos de diversas formas e em canais diferentes que os convencionais. 

Provavelmente sua empresa utiliza os mesmos recursos para atrair novos clientes e pode ser que em determinado momento o número de pessoas fique limitado e aí você precisa diversificar cada vez mais as suas possibilidades contando com novas iscas para atrair e trabalhar seu funil de vendas. 

Os mais convencionais são as landing pages, anúncios nas redes sociais, formulários, entre outros, mas existem diversas outras maneiras de chamar a atenção do seu público e obter seus contatos para impactar ele com seus produtos digitais e ganhar a sua confiança até que ele se sinta pronto em investir no seu conteúdo. 

Uma possibilidade que nem todo mundo conhece e sabe como utilizar são os templates que basicamente são modelos que oferecem facilidades para que as pessoas possam otimizar o tempo na hora de criar um planilha de excel sem precisar customizar ou até mesmo construir um e-book com uma material já pré-moldado e assim o cliente com interesse em ter acesso a esse recurso disponibiliza suas informações de contato. 

Outro formato que atrai muita a atenção de diversas pessoas são as pesquisas e infográficos, por isso, essa pode ser uma possibilidade que pode avaliar em levantar dados importantes do seu segmento e contextualizar ele para o mercado com o objetivo de despertar a curiosidade dos clientes. 

Pensando em algo mais dinâmico e que costuma dar bastante certo são os quiz que são possível de criar em diversas plataformas diferentes e acaba instigando também as pessoas em saber o seu nível de conhecimento sobre determinado assunto e com isso podem viralizar em outros canais já que existe a possibilidade de compartilhamento. 

Enfim, atualmente existem uma infinidade de caminhos quando o assunto são os leads, por isso, você precisa estar atento às ferramentas e conceitos que estão disponíveis naquele momento para te auxiliar em ampliar suas oportunidades de novos negócios.

Veja aqui Como conquistar leads qualificados no mercado atual 

3. Intensifique os gatilhos mentais dos seus anúncios e conteúdos

Intensifique os gatilhos mentais dos seus anúncios e conteúdos

Você sabe o que são os gatilhos mentais? Eles são eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis (ansiedade, pânico, desânimo, desespero ou pensamentos negativos) ou favoráveis (alegria, calma, entusiasmo, motivação ou pensamentos positivos).

A utilização dos gatilhos mentais no marketing digital é aplicada claro que para despertar sensações boas aos clientes e são ótimos aliados para atrair sua atenção, são diversas as formas que esses extintos são acionados, por exemplo, um estudo da Cornell University mostrou que tomamos 226 decisões apenas pensando em comida durante um dia. 

Entre os principais conceitos que você precisa conhecer nas nossas 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas podemos começar pela prova social que nada mais é que a comprovação da confiança sobre uma empresa através da experiência que outras pessoas tiveram, ou seja, invista em parceiros e na divulgação de comentários de clientes que recomendam o seu infoproduto. 

Um gatilho muito importante quando o assunto são vendas é a escassez que nada mais é que a percepção que o cliente precisa ter que conquistou algo que era limitado, por exemplo, utilizar uma frase de corra que essas são as últimas unidades ou os 10 primeiros clientes ganham um brinde, esse tipo de abordagem incentivam uma compra com maior rapidez. 

Também sempre nos deparamos com outro gatilho que é o da urgência e ele acaba nos incentivando a comprar um determinado produto por conta da sua percepção que é uma oportunidade que vai conseguir somente naquele momento, por exemplo, quando a oferta tem um período curto para acabar e você sente que precisa comprar o quanto antes. 

No caso da criação de conteúdos é importante trabalhar com o gatilho de curiosidade que nada mais é do que você colocar nos seus títulos uma informação super chamativa, por exemplo, como ganhar dinheiro com infoproduto e que seja um incentivo para ele realizar uma determinada ação. 

Enfim, são milhares os tipos de gatilhos que podem contribuir na sua estratégia de vendas e você pode colocar nos seus conteúdos, para isso, é preciso testar eles para entender quais que são mais efetivos para o seu público e que pode ser replicado em outros momentos das suas campanhas. 

Aplique as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Aplique as 3 dicas para escalar a venda de infoproduto de uma vez por todas

Chegamos na última etapa desse artigo e se está aqui significa que agora você já está pronto para começar escalar o seu negócio e ter maior segurança sobre os seus resultados, como já dito em diversos momentos, esse é um processo que precisa ser realizado com muita cautela e acompanhamento para não ter sobrecarga nos seus fluxos de vendas, pessoas e ferramentas.

Contudo, se realizar as etapas da forma correta e colocar em prática as estratégias de vendas para infoproduto adequado ao seu público-alvo você tem grandes chances de levar o seu negócio para outro patamar de mercado e potencializar sua marca para ter solidez e relevância para os próximos conteúdos. 

Além disso, também existem diversos outros caminhos que podem contribuir diretamente na expansão e assertividade no seu objetivo de escalar a venda do seu produto como no caso de encontrar parceiros que são especializados em potencializar o planejamento e execução de lançamento apropriados para o seu tipo de infoproduto. 

Essa também é uma possibilidade que pode contribuir na profissionalização da sua empresa e otimização de tempo na hora de criar a conexão com o cliente ideal, ainda mais, quando se tem experiência e alinhamento dos objetivos de negócios. 

A Thato Agência Digital pode ser aquela carta na manga que sua empresa tanto precisa para atingir o patamar que estabeleceu para ela. Sua missão é trabalhar com paixão e compromisso para que os seus clientes tenham estrutura, experiência e qualificação em todas as etapas da parceria. 

Mas como eu consigo ter esse serviço completo? Entre em contato conosco e vamos te atender para conversar sobre ideias, metas e planejamento e assim encontrar os caminhos que vamos trilhar juntos até potencializar suas vendas. 

Estamos prontos para dar esse suporte de vendas e trabalhar sua performance com entusiasmo e visão estratégica. Corra, fale com a gente agora!