Caderno e caneta em cima de laptop com ícones flutuando
Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade

A produção de conteúdo voltado para a internet aumenta a todos os minutos por conta da facilidade na publicação, ferramentas e canais que estão disponíveis para dar visibilidade para um negócio, mas justamente por conta dessas proporções é preciso ter um planejamento de marketing completo para vender infoprodutos, por isso, separamos dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade. 

Se você não tem experiência com esse tipo de produto digital é preciso saber algumas informações que são importantes para ter uma maior assertividade, por exemplo, é primordial avaliar se tem tempo disponível para se dedicar na construção de um infoproduto que atenda o objetivo de facilitar a vida do seu cliente. 

Realizar todas as etapas que são essenciais nessa fase para ter qualidade é uma das principais premissas, então, o planejamento precisa estar muito bem organizado considerando que ser um infoprodutor requer habilidades para fazer toda a parte de estruturação do infoproduto, como a gestão, divulgação nos canais e relacionamento com o cliente. 

De qualquer forma é importante deixar claro que ainda sim é muito menos burocrático trabalhar com um negócio digital voltado para infoproduto do que administrar uma loja ou site que tenha a comercialização física de um produto, ou seja, que seria necessário também contar com questões de armazenamento, logística, embalagens e afins. 

A grande vantagem dos produtos digitais é que basicamente todos os segmentos contam com oportunidades, por exemplo, se a sua profissão é nutricionista é possível criar um infoproduto que fala sobre dietas, receitas e mudanças de hábitos que vão melhorar sua saúde ou se tem uma barbearia e reuniu uma série de técnicas que podem ser compartilhadas com outras pessoas para capacitar elas e incentivar novos negócios, são diversos os caminhos para entrar nesse mercado. 

Mas se você chegou até aqui para buscar dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade é bem possível que já escolheu o segmento que vai atuar e essa decisão é muito importante, porém, é preciso saber algumas coisas antes mesmo de começar a colocar a mão na massa para criar e vender infoproduto. 

Saiba todas as Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade

O objetivo desse artigo é proporcionar o máximo de conhecimento para que você tenha uma assertividade na hora de colocar o seu infoproduto no ar, por isso, leia cada item com atenção, anote e crie um cronograma onde cada etapa tenha prazo definido para ser realizado com sucesso. Então, veja agora dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade: 

Analise o cenário do seu segmento

A primeira coisa que precisa ser feita antes de tudo é entender como está o segmento como um todo, então, comece fazendo um levantamento sobre volume de infoprodutos que já tem disponível no mercado com o mesmo tema que o seu para entender se o setor está saturado e se vale a pena seguir pelo mesmo caminho. 

Logo na sequência é preciso levantar quem são os seus 5 principais concorrentes para entender os seus números, estratégias e como o conteúdo é estruturado para ter insights sobre o que está sendo positivo e negativo, ou seja, só nesse levantamento você já tem uma panorama bom para se basear em alguns aspectos.

E o mais importante é definir o seu público-alvo, saber os dados demográficos sobre o perfil de cada uma deles tanto para trabalhar a linguagem, formatos e configurar as campanhas de vendas, para isso, é preciso ver dentro do seu segmento quem são as pessoas que mais se interessam. Veja quais dados levantar: 

  • Demográfica: idade, gênero, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade, quantidade de membros na família, contexto familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.);
  • Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
  • Psicográfica: estilo de vida (saudável, minimalista, romântico, criativo, militante etc.), personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.), valores, interesses, preocupações;
  • Comportamental: status de usuário (regular, em potencial, ex-usuário etc.), intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão (alheio, informado, interessado, intencionado etc.), sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, promoção etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio etc.).

Com todas essas informações contextualizadas é possível detectar o foco principal para direcionar o seu conteúdo digital que é solucionar um problema do seu cliente, ou seja, no seu infoproduto o foco vai ser despertar o interesse do seu público oferecendo alternativas para chegar em um determinado objetivo. 

Por exemplo, se o seu cliente está buscando formas de emagrecer, o seu infoproduto precisa direcionar as melhores alternativas para resolver esse problema com dicas de alimentação, exercícios ou até mesmo procedimentos estéticos e quando ele encontra exatamente o que está buscando são grandes as chances dele recomendar o seu conteúdo. 

Por isso, essa etapa de análise do segmento precisa estar muito bem definida com o máximo de informações possíveis contidas nela para garantir a qualidade e assertividade do relacionamento quando essas pessoas foram impactadas pelo seu curso e se identificarem com o conteúdo que será apresentado. 

Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade: Pense em um nome atrativo

Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade: Pense em um nome atrativo

Agora que realizou todo o levantamento anterior é preciso dar um nome para o seu infoproduto que será a porta de entrada para captar os seus clientes e não se engane pensando que é somente escolher um nome que venha na sua cabeça, também é preciso ter uma estratégia nessa definição. 

Claro que esse nome necessita ter relação com o conteúdo que vai estar disponível no seu infoproduto, mas existem algumas formas de criar esse nome, frase ou conceito para atrair a atenção do público nos variados canais de divulgação que vai utilizar, então, aqui é preciso pensar no que desperta o interesse dos seus clientes através de palavra-chaves. 

Mas vamos lá, existem alguns caminhos para seguir na hora de fazer essa escolha que pode impactar até nas vendas, uma das opções é o descritivo, como é possível deduzir, se optar por essa categoria o nome vai remeter exatamente qual é o objetivo do seu infoproduto, por exemplo, programa de exercícios de emagrecimento. 

Já uma outra possibilidade que acaba sendo mais exclusiva é a criação de um nome sugestivo, ou seja, nele você vai falar do que se trata, mas vai usar uma linguagem exclusiva para remeter a sua marca, por exemplo, fique em forma com exercícios certos, essa estratégia pode facilitar também na indexação do seu infoproduto nos buscadores. 

E essa última dica é conhecida como arbitrários, mas talvez não se aplica neste primeiro infoproduto já que o seu objetivo é despertar a curiosidade sobre o que se trata o assunto, porém, isso não fica diretamente claro no nome escolhido, por exemplo, método XY, ele não direciona sobre o assunto que está sendo falado, então, pode ser uma técnica mais indicada para quem já tem autoridade no mercado. 

Também não sei se esqueça de verificar se não existe nenhum outro infoproduto disponível na internet com o mesmo nome para não ter conflito na hora de realizar a divulgação e agora você pode começar a usar a criatividade e escolher um nome chamativo e único para batizar o seu produto digital. 

Escolha o melhor formato

Escolha o melhor formato

Quando falamos de criar e vender infoprodutos a produção de conteúdo precisa seguir um formato adequado para o seu público, acompanhar as diretrizes da plataforma que vai hospedar e identificar os mais indicados pelo mercado, por isso, nada melhor do que conhecer cada um deles antes de fazer a sua escolha. Veja os formatos e as dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade:

E-book

Esse formato é bastante indicado para quem está começando, basicamente é um livro digital onde as informações são disponibilizadas em texto, imagens e infográficos e também é conhecido pelo nível de detalhamento desse conteúdo que é indicado justamente para disponibilizar um conhecimento completo para o cliente. 

Mas não é só um texto corrido que precisa fazer justamente por não ser um formato dinâmico, para isso, invista em uma edição gráfica bem organizada e fluida, utilize elementos visuais e cores atrativas para prender a atenção do público e não tornar cansativo a leitura do seu infoproduto. 

Curso online

Quando você tem muito conteúdo para apresentar, o curso online acaba sendo o melhor formato por conta da estrutura que vai possibilitar separar por temas específicos em cada aula, porém, é um método que acaba levando um tempo maior de execução já que é necessário ter o planejamento das aulas, produção, edição e a hospedagem do conteúdo. 

Nessa versão é possível optar ir pelo caminho de disponibilizar as aulas gravadas para os seus alunos ou ter uma canal de aula online para apresentar o conteúdo, tudo depende do seu objetivo de vendas, por exemplo, com as aulas gravadas terá a possibilidade de administrar um maior número de pessoas. 

Podcast

A gravação de conteúdo em áudio ganhou espaço recentemente mesmo sendo uma prática conhecida há muitos anos por conta da semelhança com os programas de rádio, de qualquer forma, a escolha desse formato para um infoproduto segue uma tendência atual de mercado por conta da flexibilidade de consumir o conteúdo em qualquer lugar. 

Mas também é preciso pensar na qualidade da gravação para ela ser dinâmica, esclarecedora, didática e estruturada, podendo conter efeitos sonoros que facilitam no consumo do conteúdo e contribuam para despertar o interesse desse ouvinte em adquirir o seu conteúdo digital. 

Videocast

Videocast

Seguindo o mesmo conceito do podcast, o videocast é motivado pelo conteúdo em áudio, mas com um plus de vídeo que mostra os bastidores daquela gravação, quem são os apresentadores e convidados, o cenário que está sendo utilizado e possibilita justamente essa conexão com os ouvintes. 

Esse recurso vem ganhando cada vez mais espaço e normalmente é utilizado no ao vivo, mas por se tratar de um vídeo é preciso disponibilizar um pouco mais de ferramentas, como no caso de um bom equipamento de vídeo e a construção de um cenário para ter uma boa percepção visual. 

Webinar

Uma outra forma também de vender o seu infoproduto é promovendo um webinar que basicamente são eventos digitais, normalmente transmitidos ao vivo e que fornecem uma troca de informações mais próxima ao público que vai estar assistindo, ou seja, potencializa essa aproximação que encontramos em eventos, mas sem o custo de uma estrutura física. 

Nesse fórum é possível falar sobre os temas relacionados ao seu segmento em formato de mentoria ou aulas, mas também pode ser um infoproduto um pouco complexo em relação aos mecanismos de transmissão, conexão e ferramentas, para isso, tenha propriedade em mapear todas as necessidades. 

Esses são os principais formatos de infoprodutos que podem ser escolhidos, mas ainda existem outras opções para serem exploradas na hora da sua pesquisa, então, verifique qual deles tem funcionalidades mais apropriadas para o seu conteúdo digital e também saiba analisar a preferência do seu público antes da tomada de decisão. 

Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade: Estabeleça o valor

Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade: Estabeleça o valor

Depois de passar por todas as fases de estruturação para venda do seu infoproduto com as dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade, chegou a hora de definir o valor que será comercializado esse conteúdo digital, para isso, é preciso fazer alguns levantamentos que serão necessários para calcular e fechar esse preço. 

Comece fazendo o cálculo das despesas fixas que são aqueles valores cobrados mensalmente como no caso da plataforma de hospedagem, liberação do seu domínio, salários e as  variáveis que são as cobradas esporadicamente como no caso da geração de um boleto que foi ocasionado por uma grande volume de vendas. 

Também é necessário avaliar se você tem custos com colaboradores para serem pagos, mas se não for o caso, pode desconsiderar essa etapa, porém lembre-se desse item quando surgir a necessidade de incluir uma ou mais pessoas para gerenciar a produção ou comercialização do seu infoproduto. 

A definição da margem de lucro é um levantamento primordial que precisa estar definido para fechar o valor final, então, não se esqueça dela já que a lucratividade de um negócio auxilia na sua expansão e nas melhorias que são necessárias para continuar tendo uma crescente nas vendas. 

Além disso, também é primordial fazer uma análise sobre os preços cobrados pelos seus concorrentes para comparar e verificar se o valor que foi fechado está dentro do comercializado no mercado para não ser destoante tanto para mais quanto para menos e se mesmo assim quiser manter o preço mais alto é preciso identificar formas de agregar valor com mais conteúdos ou funcionalidades. 

E para ter um controle maior sobre o orçamento é essencial uma planilha ou plataforma que compile essas informações e que você possa consultar sempre que for necessário tomar uma decisão que envolva investimento para seja direcionado principalmente para expandir o negócio e potencializar as vendas. 

Crie a estratégia de vendas

Hoje na internet para realizar um grande volume de vendas é preciso estar atento nas ações de marketing digital que podem ser realizadas para o seu segmento, para isso, é preciso estabelecer as estratégias que podem ser usadas com o objetivo de atrair e converter clientes para comprar o seu infoproduto. Principais dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade:

Landing page

A utilização de uma página de vendas é uma estratégia bastante utilizada entre as empresas quando o assunto é converter rapidamente aquele usuário a realizar uma ação, por isso, ela é toda pensada para não gerar distrações, prender a atenção do cliente até ele chegar no botão de CTA que normalmente é utilizado para comprar o infoproduto. 

Esse site também é bastante útil para a utilização nos anúncios que são veiculados nas mídias digitais, para isso, é preciso encontrar uma plataforma que ofereça esse tipo de recurso para que possa personalizar da melhor com os conceitos visuais da sua empresa e as vantagens do seu infoproduto. 

Redes Sociais

Redes Sociais

Como já sabemos, a grande maioria das pessoas estão presentes em pelo menos uma rede social e por isso elas acabam sendo ótimas aliadas das empresas que desejam alcançar um público amplo para divulgar os seus produtos digitais, contudo, é preciso saber como explorar as funcionalidades que estão disponíveis. 

Para atrair e manter os seguidores para as suas redes sociais é preciso definir um cronograma de postagens que sejam realizados com uma certa frequência e os posts precisam ter conteúdos apropriados para atrair a atenção desses clientes e possíveis clientes, por isso, responda as interações, crie um relacionamento e direcione o público para as vendas. 

Tráfego pago

Uma das principais estratégias que estão disponíveis no marketing digital é o investimento em mídia, ou seja, você destina um orçamento para os seus posts nas redes sociais ou criação de anúncios no Google com uma segmentação direcionada para atingir exatamente aquela proporção do seu público-alvo. 

Realizando esse tipo de ação é maior a assertividade sobre o interesse desses usuários em comprar o seu infoproduto, mas é claro, nessa ação é preciso investir antes de usufruir dos resultados, por isso, é preciso estar sempre otimizando as campanhas e acompanhando de perto as métricas para medir a efetividade desse recurso. 

E-mail marketing

E-mail marketing

Se relacionar com o público através do e-mail parece uma alternativa antiga, mas a verdade é que o e-mail marketing ainda é um meio que oferece diversas vantagens quando falamos de relacionamento com o cliente, ou seja, muitas pessoas ainda utilizam esse canal para saber informações das empresas que desejam comprar um determinado produto. 

A utilização dessa funcionalidade precisa ser bem organizada para realizar as ativações nos momentos exatos e também não ser cansativa, então, crie automatizações dentro da sua jornada de vendas para que o relacionamento seja conduzido adequadamente tanto para os clientes comprarem o seu infoproduto ou para manter o contato com sua base de clientes ativos. 

SEO

Já falando de uma possibilidade que não gera custos, o SEO é uma forma de atrair leads qualificados para o seu negócio com maior assertividade, porém, os resultados demoram de médio a longo prazo para aparecerem se você realizar adequadamente a construção do conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas. 

Para isso, é necessário ter um blog como instrumento de publicação de conteúdos relacionados ao seu segmento que vão te auxiliar na atração de tráfego, conhecimento sobre um problema que aquele cliente pode ter e a disponibilidade de solução que o seu infoproduto oferece para a pessoa. 

Enfim, são muitas as opções que podem ser utilizadas dentro do marketing digital e para encontrar qual delas é mais efetiva para os seus objetivos é preciso fazer testes, analisar dados, adequar a comunicação e entender o que está sendo efetivo e o que não gera bons resultados. 

Leia também: As melhores plataformas para venda de infoproduto

Conclusão: Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade

Conclusão: Dicas para criar seu primeiro infoproduto com qualidade

Todas essas etapas, conceitos e estratégias podem assustar em um primeiro momento quando está decidido a trabalhar com infoproduto, mas saiba que se todas elas estiverem no seu radar e conseguirem ser executadas com qualidade é bem possível ter ótimos resultados nesse segmento. 

É importante ter bastante dedicação principalmente na etapa de planejamento para realmente ter mapeado os caminhos que precisam ser percorridos e ir realizando cada um dos conceitos com muita cautela, então, agora que tem bastante informação, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

Depois de ler todo esse artigo e refletir sobre o que precisa ser feito pode ser que tenha identificado que talvez nesse primeiro momento seja necessário contar com o apoio de profissionais que tenham experiências para te apoiar e essa pode ser uma escolha muito assertiva para ter maior segurança nos negócios. 

Com isso, somos uma agência com amplo conhecimento no setor de infoprodutos e podemos contribuir diretamente na consolidação da sua ideia, planejamento de negócios e a definição das estratégias de marketing, estamos prontos para te ouvir, entender e contribuir na busca por bons resultados de vendas. Chame a gente!!