Mesa de trabalho e tela de computador com gráfico indicando crescimento de vendas

Está mais que evidente que a internet potencializa cada dia mais as chances de negócios digitais crescerem em suas receitas, mas é preciso estar atento às atualizações e mudanças de hábitos do público para continuar em uma crescente. Para isso, vamos falar sobre as 5 Estratégias para vender mais on-line. 

Segundo o levantamento Tendências do Varejo 2023, feito pela OpinionBox, 49% dos brasileiros pretendem comprar ainda mais pela internet em 2023, ou seja, o seu comportamento já está moldado para utilizar os mais distintos canais digitais, ferramentas e buscadores para encontrar aquele produto ou serviço que atende suas necessidades. 

Sempre que começa um planejamento para venda de infoproduto é preciso ter mapeado quais são os seus objetivos e como encontrar o público ideal e, para isso, é necessário saber que é primordial testar os formatos, artes, canais e a linguagem até encontrar o modelo que melhor qualifica os resultados. 

Ainda no estudo “Tendência do Varejo 2023”, elaborado pelo Opinion Box, o Social Commerce também tem se tornado uma realidade na vida dos consumidores brasileiros. Isso porque, 58% dos pesquisados já compraram alguma coisa via WhatsApp e 47% via Instagram. E, na realidade do live commerce, cerca de 40% já adquiriram algo após assistir a uma transmissão ao vivo de uma marca, ou a uma live em redes sociais.

Temos uma infinidade de opções disponíveis no mercado digital e que estão sendo melhoradas com a presença da inteligência artificial que basicamente utiliza os mais diversos comportamentos dos usuários para criar padrões e melhorar as oportunidades de negócios e assertividade no direcionamento. 

Então, se você realizou algumas estratégias de vendas, mas pretende ampliar ainda mais as oportunidades de conversão de clientes, acompanhe quais são os temas principais que precisa estar focado para ampliar suas possibilidades de dar escalabilidade ao seu produto digital. 

Saiba quais são as 5 Estratégias para vender mais on-line

Saiba quais são as 5 Estratégias para vender mais on-line

O universo do digital possibilita diversificar as estratégias que envolvem encontrar públicos distintos com uma variedade extensa de canais, por isso, você precisa sempre estar antenado nos temas do momento e como pode usar cada um deles ao seu favor para que tenha maiores chances de ganhar espaço para seu negócio. 

É possível pensar tanto em conceitos quanto ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em diferentes momentos do seu relacionamento com o cliente, ou seja, ter um funil de vendas também faz parte desse ciclo para determinar a comunicação e entender os hábitos e preferências do seu público. Saiba quais são as 5 Estratégias para vender mais on-line:

Experiência do cliente

Experiência do cliente

O grande protagonista de uma empresa é o cliente e ele precisa ter uma boa experiência em todas as etapas que envolvem a utilização do seu produto digital, por isso, é preciso pensar quais são os fundamentos necessários para estar previstos no seu planejamento para atender as necessidades e expectativas deles. 

De acordo com uma pesquisa da PWC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. E quanto mais caro for o item, mais eles estarão dispostos a pagar. Os clientes estão dispostos a pagar um preço premium de até 18% por serviços de luxo, se confiarem que receberão uma ótima experiência.

Oferecer uma boa experiência ao seu cliente começa ainda no processo de captação onde você utiliza da comunicação para atrair a atenção desse usuário para conhecer seu infoproduto e já nessa parte é possível exercitar aquela primeira impressão positiva onde começa uma relação. 

Depois de despertar o interesse do público é necessário garantir as facilidades que ele vai encontrar na hora de realizar sua compra, acessar a plataforma de vendas e encontrar canais diversos para se comunicar com você e ter maior segurança de que está comprando um infoproduto de uma empresa estruturada. 

Um dos principais pontos que definem uma boa percepção do cliente sobre sua empresa é referente ao atendimento, por isso, é necessário identificar se esse contato está sendo realizado de forma adequada e possibilitando que essa pessoa tire suas dúvidas sobre o seu produto digital, conheça mais sobre sua empresa, relate um problema ou faça uma sugestão. 

Segundo especialistas, 72% dos clientes compartilharão uma experiência positiva com seis ou mais pessoas. Por outro lado, se um cliente não estiver satisfeito, 13% deles compartilharam sua experiência com 15 ou mais, por isso, esteja sempre próximo do seu cliente solicitando feedbacks e realizando entrevistas. 

O pós-venda também é um processo necessário quando falamos de experiência do cliente já que é ideal manter ele nutrido na sua base de clientes para que consiga fazer um upsell com novos itens da sua empresa ou também no lançamento de um novo infoproduto, para isso, tenha uma régua de relacionamento estabelecida do começo ao fim. 

Então, se o seu objetivo nesse momento é expandir os seus resultados, veja se está investindo da melhor forma na experiência do cliente para que ele seja um propagador de indicação para sua marca e esteja também atendendo suas expectativas como usuário e coloque em prática novas ações que possam melhorar esse desempenho. 

5 Estratégias para vender mais on-line: Marketing de conteúdo

5 Estratégias para vender mais on-line: Marketing de conteúdo

Utilizar o conteúdo nas suas estratégias de vendas é sempre uma forma de agregar conhecimento, conexão e performance para um negócio digital, mas é preciso saber como explorar esse método da melhor forma e atingir o público que almeja utilizando os formatos mais apropriados e as abordagens que estabelecem melhores resultados.

Mas como saber quais são os recursos mais indicados para seu negócio? Realizando testes sobre canais, levantando dados, estudando o mercado e concorrência e tendo um planejamento apropriado ao seu segmento e unindo os esforços dentro das 5 Estratégias para vender mais on-line. 

Falando especificamente em conteúdo, o setor já vem crescendo nos últimos anos, de acordo com Statista, e promete ter expressão significativa em 2023. Ainda segundo a empresa de pesquisa, a receita global com marketing de conteúdo deve chegar a US$ 137 bilhões até 2026.

Agora que já sabemos a importância de utilizar o marketing de conteúdo, vamos falar então das possibilidades que oferecem um maior alcance e engajamento e que pode ser trabalhada no funil de vendas, ou seja, levar o usuário que encontrou sua empresa a realizar a compra do seu infoproduto. Veja quais são elas: 

  • Vídeos: a criação desse tipo de conteúdo é cada vez mais necessária por conta dos canais de divulgação e também os hábitos dos usuários da internet, então, coloque na sua estratégia essa possibilidade e conheça as melhores ferramentas para publicar esse recursos; 
  • Blogs: ter um página com conteúdos informativos que falam sobre o seu infoproduto, segmento, dicas e funcionalidades é indicado para educar seu público e apresentar um possível problema do seu cliente que pode ser solucionado com o seu produto digital e a consequência desse bom conteúdo e ter um bom posicionamento com SEO.  
  • Postagens em redes sociais: estar presente nesses canais e realizar postagens recorrentes é um tipo de conteúdo que a grande maioria das empresas já adotam ao seu planejamento, mas é preciso saber se o seu cliente está mesmo naquela rede social e se as suas publicações estão sendo atrativas.  
  • Imagens: uma parte importante de um conteúdo de qualidade é ter fotos com contexto, criativas e com elementos gráficos que deixam ela exclusiva, por isso, lembre-se desse fator na hora de escolher o conceito visual. 
  • Podcasts: o formato de áudio ganhou muita força nos últimos tempos por conta da facilidade no consumo desse conteúdo e pode ser um aliado para o seu produto digital alavancar, por isso, identifique se faz sentido utilizar esse elemento na sua estratégia.

Todas essas ações são formas de atrair novos leads e criar uma jornada para cada público em seu momento de compra até chegar no momento de conversão, por isso, saiba como utilizar cada uma delas da melhor forma para adquirir a confiança e o interesse daqueles clientes que buscam sua empresa solucionar seus problemas. 

Inteligência artificial

Inteligência artificial

A cada ano uma nova tecnologia entra em evidência e ganha espaço entre as empresas, clientes, indústrias e sociedade e acaba mudando alguns formatos e jeitos de se comunicar e consumir produtos e serviços, por isso, é preciso sempre estar atento às inovações de mercado e como aplicá-las no seu negócio digital. 

Para a revista Forbes, 2023 será o ano da Inteligência Artificial. Fernando Alves, sócio-presidente da PWC Brasil, afirma que:  “A PWC estima que a IA pode contribuir para aumentar em US$ 15,7 trilhões o PIB global até 2030, um salto de quase 15%”, então, esse é o momento de alinhar os recursos disponíveis de nova tecnologia ao seu propósito. 

Mas não pense que estamos falando de algo completamente desconhecido já que a inteligência artificial está presente em vários momentos do nosso cotidiano, como na utilização das redes sociais, serviços de streaming, assistentes virtuais, chatbots, aplicativos de mobilidade, entre outros. 

O marketing digital está cada vez mais direcionado para captar dados, comportamentos e usabilidade dos usuários da internet para treinar a inteligência artificial para realizar as publicidades pagas, falar com robôs quando se tem uma dúvida ou questionamento sobre um determinado tema e automatizar processos que favorecem esse aperfeiçoamento para encontrar o seu cliente ideal. 

Então, é primordial saber como utilizar esses recursos ao favor do seu negócio digital para acompanhar as movimentações de mercado e usufruir dos benefícios da inteligência artificial que engloba a redução dos custos operacionais, escalabilidade do seu negócio, agilidade na mudança de processos e melhor análise sobre o comportamento do consumidor. 

Contudo, também é preciso que essas estruturas sejam realizadas com cautela e organização para não ter impacto no seu resultado atual, por isso, estabeleça quais são as etapas, oportunidades e objetivos que cada funcionalidade vai trazer para o seu negócio e potencialize suas 5 Estratégias para vender mais on-line. 

5 Estratégias para vender mais on-line: Personalização

5 Estratégias para vender mais on-line: Personalização

Com o grande número de possibilidades que um cliente tem na hora de escolher um produto digital ele busca identificar qual deles oferece um diferencial e a personalização acaba sendo um dos recursos que mais se destacam atualmente por estabelecer uma certa exclusividade ao público. 

Pensando nisso, é preciso entender de que forma aproveitar as informações captadas desses clientes para encontrar formas de criar ações que impactam tanto na comunicação quanto na experiência do usuário, por exemplo, você pode diferenciar a linguagem que utiliza para cada tipo de público nas suas redes sociais e nos demais canais de comunicação. 

Também é possível disponibilizar descontos e brindes para aqueles clientes que já estão com você a um determinado tempo para manter ele sempre próximo da sua empresa e incentivar a comprar novos produtos e ter a percepção que ele é importante, ou seja, potencializar o seu canal de comunicação. 

De acordo com um estudo recente da SmarterHQ, 72% dos consumidores só vão interagir com uma mensagem se ela for personalizada de acordo com os seus interesses. Já 80% dos compradores frequentes dão preferência a comprar com marcas que personalizem a sua experiência. 

Outra forma de personalização no aspecto da comunicação é automatizar a jornada de e-mail marketing para falar diretamente com esse cliente já sabendo o seu nome, aproveitar a data de aniversário para dar os parabéns e oferecer promoções e criar uma conexão de parceria e proximidade. 

Vale dizer que o e-mail foi apontado pela pesquisa como a forma de comunicação preferida dos clientes para receber as mensagens personalizadas, com 51%. O segundo lugar, nas redes sociais, apareceu com 25% dos votos. E se você não trabalha com esses recursos saiba que tem diversas plataformas disponíveis na internet que te apoiam na realização dessa customização. 

São muitas as possibilidades de oferecer um serviço personalizado ao seu cliente e é um importante conceito para proporcionar uma melhor experiência e consequentemente potencializar as formas de vender infoproduto e aumentar suas vendas online com um público assertivo e qualificado. 

Marketing responsivo

Marketing responsivo

Os brasileiros passam 91% do tempo conectados de forma mobile segundo os dados que compõem um estudo global divulgado pela Comscore. Esse comportamento precisa estar sempre no radar das empresas digitais na hora de desenvolver infoprodutos e garantir que eles sejam responsivos. 

A criação de diversos tipos de conteúdos já são formatadas para que as pessoas tenham acesso através do celular, mas é necessário verificar se os seus usuários estão tendo uma boa experiência na hora de consumir seu conteúdo de qualquer lugar utilizando apenas o seu aparelho telefônico.

Uma das coisas mais importantes quando falamos de ser responsivo é garantir que toda a construção do seu conteúdo também se adapte pelo celular e que a leitura seja clara e fluída, ou seja, que o usuário não precise ficar rolando eternamente a página para ver todas as informações. 

Também é importante manter suas imagens dentro do padrão correto para o mobile que não comprometa a sua visualização e que permaneça com a qualidade necessária para ilustrar o contexto daquele infoproduto e fornecer uma melhor experiência para o usuário na hora de realizar a leitura da página. 

Toda essa estruturação é uma forma de potencializar o seu posicionamento no Google por conta das métricas de SEO que valorizam totalmente esse parâmetro na hora de indexar o seu produto digital. De acordo com o próprio Google, um visitante que acessa uma página por dispositivo móvel e não encontra o que deseja é 61% mais suscetível a desistir e ir para outro site.

E por fim, não esqueça de fazer os testes antes de publicar o seu infoproduto e verifique no seu celular e em outros se o formato está adequado e se atende as necessidades de visualização, faça melhorias e mudanças se for necessário e sempre que tiver uma atualização de conteúdo é preciso lembrar desse contexto. 

Como aplicar as 5 Estratégias para vender mais on-line?

Como aplicar as 5 Estratégias para vender mais on-line

Como apresentado no decorrer desse artigo, algumas estratégias precisam estar no radar de empresas que trabalham com infoproduto para garantir uma boa performance de vendas online e agora que você já sabe quais são as principais frentes que precisam ser analisadas, vamos mostrar como colocar em prática. Veja abaixo as etapas para colocar em prática tudo que aprendeu: 

Planejamento

Em qualquer criação, mudança ou melhoria é preciso saber que é necessário se planejar para que ela ocorra de forma gradativa e não cause um impacto negativo para o seu negócio, por isso, estabeleça um planejamento minucioso sobre quais são as fases que cada um dos processos apresentados precisam ser executados. 

Comece separando por grau de prioridade, ou seja, não faça tudo ao mesmo tempo para que não tenha dificuldade no entendimento no que deu certo e o que não deu, veja se você tem já tem algum dos itens apresentados em funcionamento e realize uma análise sobre o que precisa ser melhorado antes de começar do zero uma nova ação. 

Entenda também a questão dos custos, plataformas que precisam ser adquiridas, treinamentos para serem feitos e verifique se o seu orçamento oferece disponibilidade para começar nesse momento ou é preciso de alguns meses para adequar os valores que serão direcionados para realizar as ações necessárias. 

Ou seja, tenha um plano de ação desenhado para conseguir acompanhar de perto a aderência do público e os resultados que vão aparecer no decorrer de um período e para isso é preciso ter um objetivo claro e uma meta a ser alcançada que pode ser em um curto, médio ou longo prazo. 

Execução

Quando o seu planejamento já estiver pronto é a hora de colocar a mão na massa e começar a executar os pontos que foram definidos para potencializar seus resultados de negócio, por isso, é preciso entender bem como realizar esses processos com cautela e clareza. 

Por exemplo, se identificou que nesse momento a sua necessidade é potencializar o marketing de conteúdo para vender infoproduto, faça um cronograma de publicações onde vai criar os formatos de conteúdo que melhor atendem cada público e comece a criar as artes, textos e vídeos. 

Depois que já tiver os materiais definidos é a hora de configurar os canais, definir investimentos e a jornada que seu público vai percorrer até chegar na compra do seu infoproduto e assim vai colocando em prática ponto a ponto que faz parte da ativação de uma nova estratégia para o seu negócio. 

Saiba da importância de dedicar tempo para conhecer o seu público-alvo, analisar o que o mercado está fazendo de novo e explorar ao máximo o que aquela ação vai trazer de resultado positivo para suas vendas online. 

Mensuração

A grande vantagem de utilizar a internet para as vendas é a possibilidade de mensuração dos resultados durante todo o período, fazer testes para encontrar o público correto e a segmentação que gera maior alcance e interesse dos usuários, por isso, não se esqueça de extrair relatório e basear sua estratégia em dados. 

Estabeleça um período para fazer o levantamento sobre tudo que deu certo e o que não gerou bons retornos para realizar as adequações, otimização de custos e mudar os direcionamentos para potencializar suas vendas, entenda sempre quais são os indicativos relevantes para analisar cada ação. 

Ter acesso aos dados de público e o comportamento do usuário é uma necessidade de extrema importância para empresas que desejam ser assertivas e escalar os seus negócios, além disso, também é possível trabalhar a personalização e ter uma conexão mais próxima com seus clientes. 

Se você chegou até aqui, sabemos que talvez você esteja até assustado com a quantidade de informações, estratégias e formas de aplicar cada uma delas, mas saiba que não é difícil, só precisa de dedicação, organização e foco para conquistar os resultados de vendas que vão dar total credibilidade ao seu produto digital. 

Aqui na Thato Agência Digital 7D a gente entende o quanto você é capaz de evoluir e ganhar espaço com o seu infoproduto, por isso, se você quer ter ainda mais segurança e propriedade para entrar nesse barco, vamos conversar e entender juntos como podemos unir nossas bagagens e aumentar suas vendas.