Mão quase segurando lâmpada acesa em cima de caderno simbolizando surgimento de ideias
Dicas para criar um curso on-line do zero

Cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para se capacitar e buscar conhecimento sobre diversos temas, por isso, separamos algumas Dicas para criar um curso on-line do zero se você está pensando em entrar nesse segmento que está em plena ascensão na atualidade. 

Você sabia que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ensino a distância cresceu 474% entre 2011 e 2021, ou seja, muitos alunos migraram das aulas presenciais para fazer seus cursos online e isso se tornou uma grande oportunidade para vender produto digital. 

Mas pode ser que esteja se perguntando se precisa ser professor para entrar nesse segmento e a resposta é não, porém, é preciso ter propriedade e conhecimento para tratar do assunto que deseja criar o seu curso online que pode ser relacionado com a sua profissão ou uma habilidade muito boa que você tem. 

São muitas as pessoas que encontraram a oportunidade de contribuir com assuntos necessários para diversos tipos de públicos, então, se quer fazer parte desse grupo de produtores digitais é necessário conhecer sobre todas as etapas iniciais que precisam ser realizadas até o seu curso online estar pronto para o lançamento. 

Ter em mente tudo que precisa ser feito é uma forma de ter maior assertividade na hora de começar suas vendas, ou seja, ter um planejamento minucioso diminui as chances de ter erros que possam comprometer os resultados e, para isso, é preciso estar atento aos detalhes e como vai administrar suas tarefas. 

Um dos pontos principais que vem atraindo os olhares para a venda on-line é justamente a flexibilidade de poder vender de qualquer lugar e em todos os momentos e com isso ampliar sua fonte de renda que pode ser complementar ao seu trabalho ou acabar se tornando sua profissão única. 

Com a mudança de comportamento de compra, consumo de conteúdo e evolução tecnológica é essencial estar atento em como você pode aproveitar os benefícios do meio online para colocar em prática se tiver vontade ser um empreendedor, então, não deixe de continuar lendo esse artigo para saber as Dicas para criar um curso on-line do zero. 

Conheça as Dicas para criar um curso on-line do zero

Gerar conteúdos que chamem a atenção dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil já que existem milhares de informações disponíveis na internet, mas saiba que tem público para todos os segmentos que estão em busca de conhecimento e podem encontrar no seu curso online uma identificação de tudo que está procurando naquele momento. 

Para vender curso on-line é preciso explorar as diversas possibilidades que envolvem desde a parte mais técnica quanto a estratégica, ou seja, é preciso ser multifuncional para desenvolver um bom curso online e conseguir atingir os resultados, não esqueça de ter metas bem definidas para saber onde pretende chegar. 

Mas antes de pensar no futuro, vamos falar do que precisa ser colocado em prática agora, por isso, continue lendo esse artigo que vai encontrar muitas informações necessárias para você. Veja quais são as Dicas para criar um curso on-line do zero: 

Escolha o segmento do curso online

Escolha o segmento do curso online

A definição do tema que vai envolver a construção do seu curso online precisa ser pensada e analisada, ou seja, possivelmente você vai optar por um conteúdo que é do seu total domínio e essa é uma solução que a grande maioria dos produtores digitais acabam fazendo, mas é necessário entender mais sobre o assunto principal. 

Quando você escolhe o segmento que deseja entrar é preciso buscar um diferencial que faça se destacar e isso pode te auxiliar em filtrar por qual caminho pretende seguir sobre determinado contexto, por exemplo, muitas pessoas acabam falando de forma genérica sobre um assunto, mas talvez o melhor caminho seja entrar no detalhe. 

Por isso, também é necessário que faça uma análise dos seus concorrentes para entender o tamanho do espaço que vai ter disponível, como eles direcionam o seu conteúdo, qual o modelo mais utilizado e entenda um padrão de mercado que possa contribuir na sua construção de marca. 

Essa escolha precisa estar bem clara para que o seu roteiro, linguagem e abordagem sejam adequadas para o público que deseja atingir e isso vai embasar toda a construção do seu conteúdo, mas se você ainda não sabe o que escolher e precisa ter mais claro as opções disponíveis, vamos falar sobre isso. Veja quais são segmentos de cursos online mais procurados hoje: 

  • Saúde;
  • Finanças e investimentos;
  • Negócios e carreira;
  • Educação;
  • Moda e Beleza.

Mas claro, isso não significa que eles são os únicos, mas talvez você consiga encaixar sua ideia com alguns deles para ter engajamento na sua comunicação e potencializar os resultados, enfim, não tenha medo de inovar na hora de vender produto digital e encontre formas de prender a atenção daquele aluno. 

Bom, agora que possivelmente já clareou suas ideias com essas Dicas para criar um curso on-line do zero e sobre qual segmento seguir, ainda tem um grande percurso pela frente até concluir o modelo completo para o seu curso online e pode ser também que entenda a necessidade de realizar ajustes ou até mudar a rota se identificar possíveis problemas. 

Dicas para criar um curso on-line do zero: Entenda o seu público-alvo

Dicas para criar um curso on-line do zero: Entenda o seu público-alvo

Quando você conhece o perfil de uma pessoa, seus gostos e interesses acaba ficando muito mais fácil de conseguir prever comportamentos, saber o que agrada e desagrada e saber conduzir uma conversa, mas parece que isso se aplica somente para uma relação pessoal, certo? 

Muito pelo contrário do que as pessoas pensam é necessário também que uma empresa saiba exatamente quem é aquele cliente que deseja atingir, ou seja, o que ele espera encontrar quando está buscando um produto digital, quais são suas necessidades e como o seu negócio pode resolver um problema. 

E falando especificamente de dados demográficos, sabemos que informações como idade, cidade onde mora, profissão e gênero são Dicas para criar um curso on-line do zero que facilitam na hora de atingir o público correto, então, faça esse levantamento seja utilizando a internet ou também aplicando pesquisas antes mesmo de lançar o seu infoproduto. 

Depois que todos esses levantamentos forem concluídos é a hora de criar grupos e entender se faz sentido personalizar o seu conteúdo ou encontrar semelhanças para conduzir o seu direcionamento de forma que possa abranger um comportamento geral, de qualquer forma, tenha exatamente o perfil do seu cliente em mente. 

Todos esses dados vão ser importantes em diversas etapas do seu processo de criação do curso online, mas saiba que é preciso acompanhar as possíveis mudanças do seu perfil para fazer os ajustes necessários e otimizar as suas campanhas de mídia que impactam diretamente nos resultados de vendas. 

Faça um planejamento

Faça um planejamento

Sempre quando temos um objetivo pensamos em como se planejar para que aquilo se torne realidade e no caso dos negócios não é diferente, ou seja, uma empresa precisa ter bem estruturado dentro do seu planejamento quais são as etapas que precisam ser realizadas para avançar nos resultados, como os prazos, ações e metas. 

Comece identificando qual formato e recurso oferece maiores benefícios para o seu controle e acompanhamento das tarefas, por exemplo, tem pessoas que preferem utilizar planilhas, outras se organizam melhor anotando em um caderno ou até mesmo em plataformas que já disponibilizam uma estrutura para colocar suas ideias. 

Depois você pode dividir seu planejamento por períodos, áreas ou ações que sejam necessárias para concluir a fase de criação e seguir para divulgação, controle de vendas e acompanhamento de métricas, são infinitas as possibilidades sobre o planejamento, mas o importante é funcionar da melhor forma para o seu negócio. 

Também tenha um cronograma com datas que facilitem na ideia de entregas e disponibilize mais agilidade na hora de definir as prioridades, para isso, coloque alertas que te lembrem sobre o que precisa ser feito naquele dia e tente manter tudo dentro do prazo para que não tenha atrasos durante o processo. 

Outra vantagem primordial de ter uma planejamento é por conta de gastos e volume de vendas, ou seja, você consegue saber o quanto foi investido na venda de infoproduto e alinhar com o orçamento que tinha disponibilizado para suas campanhas para a tomada de decisão de diminuir ou ampliar os gastos. 

A importância de ter um planejamento é a otimização de tempo, controle de gastos, faturamento e previsão de oportunidades para que seja possível tomar providências que sejam positivas ou negativas, então, coloque essa atividade na sua lista e estabeleça o que fazer, como fazer e o objetivo que deseja atingir. 

Dicas para criar um curso on-line do zero: Crie o conteúdo

Dicas para criar um curso on-line do zero: Crie o conteúdo

Agora chegou a hora tão esperada depois de ter total propriedade sobre o seu segmento e público-alvo que é definitivamente colocar a mão na massa e criar o seu conteúdo, então vamos lá, pensando no formato de curso online é preciso estabelecer um esqueleto onde terá a definição de aulas e os roteiros para cada uma delas. 

Quando se fala sobre curso online já pensamos no formato de vídeo, mas também é possível explorar outros recursos como os podcasts, mas nesses dois casos é preciso saber qual abordagem faz mais sentido para manter o interesse do usuário, já que isso é muito importante para garantir que sua experiência seja qualificada. 

Defina qual a ordem que faz mais sentido o seu curso percorrer para passar por assuntos relevantes e que completem o interesse de continuar consumindo o seu conteúdo, além disso, entenda sobre os materiais complementares que possam contribuir nesse processo de aprendizado, como por exemplo, um e-book com dados e informações exclusivas. 

Lembre-se da necessidade de suas informações serem relevantes ao seu público, por isso, seja direto, cativante e entenda qual o tempo ideal para que cada aula fique clara e não seja cansativa para o aluno, para isso, tenha um linguagem apropriada de acordo com a sua identificação de interesses. 

Outro ponto que precisa também saber é a sobre a plataforma de venda de curso que escolheu para disponibilizar o seu curso online, ou seja, se nela tem a especificação de tamanhos, boas práticas para não ter problemas técnicas como um grande tempo de carregamento e leve essa estrutura em consideração na hora de fazer o seu curso online. 

Saiba que essa etapa pode levar um tempo para ficar pronta da forma mais apropriada, mas é como se fosse o coração do seu curso online e precisa ser pensada com muita atenção para mostrar credibilidade e estabelecer uma identificação de agregue valor ao seu conteúdo. 

Faça as gravações e edições

Faça as gravações e edições

Muitas pessoas sentem dificuldade quando o assunto é falar em frente às câmeras ou gravar um áudio, mas saiba que não é um bicho de sete cabeças e que você precisa somente de prática e encontrar formas que deixem mais confortável a sua apresentação para o público. 

Para se preparar para as gravações é importante pensar em um ambiente apropriado para que seja possível colocar um cenário e que tenha elementos que possam contribuir na apresentação de dados, seja usando um notebook ou um painel para escrever algumas informações. 

A iluminação no caso dos vídeos também é um aspecto que precisa ser levado em consideração, então, encontre uma boa luz para gravar e dar maior visibilidade para o seu conteúdo e não esqueça que o áudio precisa estar limpo, ou seja, não ter interferências externas ou estar muito baixo. 

Depois que realizou todas as gravações e já tem o material bruto adequado dentro do seu roteiro é a hora de editar, para isso, você pode encontrar diversos sistemas na própria internet ou até mesmo contratar um profissional que coloque os recursos que identificar necessário como elementos visuais, legendas, músicas e afins. 

Esses dois processos precisam ser realizados da melhor forma possível para ter um conteúdo apropriado para atender as expectativas do seu público e realizar a principal função dele de transmitir o seu conhecimento e garantir que o entendimento ficou claro e agregou uma boa experiência. 

Dicas para criar um curso on-line do zero: Hospede o seu curso

Dicas para criar um curso on-line do zero: Hospede o seu curso

Agora que você já tem todo o material finalizado chegou a hora de disponibilizar o seu curso online em uma das diversas plataformas que tem disponível no mercado, mas não esqueça de fazer análises antes da sua escolha como por exemplo entender se tem uma navegação simples e intuitiva e se fornece facilidades ao usuário. 

Consulte sites e leia depoimentos de outros clientes que utilizaram esse recurso tanto como produtor quanto como usuário e verifique se as suas experiências foram qualificadas, além disso, é preciso saber se os custos estão dentro do seu orçamento e como funciona o comissionamento dos afiliados e formas de pagamento. 

Também é preciso analisar os canais de suporte disponíveis e saber se a sua escolha está realmente assertiva e se depois de fazer todas as comparações já tiver identificado a sua preferida, comece a subir seus conteúdos e realizar todos os testes necessários antes de fazer a publicação final. 

Explore todas as funcionalidades que estão disponíveis para personalizar sua página de vendas com os recursos visuais da sua marca e deixar mais a cara da sua marca possível para que ocorra uma identificação, bem como entender se é possível integrar com ferramentas de automação para potencializar suas vendas. 

Não se esqueça também de explorar todos os dados de navegação que tiverem disponíveis como os acessos, etapas de cadastros onde os clientes param, tempo de navegação e todas as métricas que possam contribuir na sua avaliação para definir ajustes e atualizações que são necessárias para o seu público. 

Esteja sempre monitorando os botões, acessos do link, tempo de carregamento e possíveis problemas que possam impactar que o seu cliente realize uma compra ou até mesmo tenha acesso ao seu curso e seja muito cuidadoso para que esse comprometimento possa passar segurança ao usuário. 

Defina suas estratégias de vendas

Defina suas estratégias de vendas

É necessário deixar claro que depois de ter um produto digital com as Dicas para criar um curso on-line do zero é preciso seguir para o próximo passo que é divulgar nas mídias digitais o seu infoproduto para que os resultados venham acontecer, ou seja, não basta somente publicar na internet. 

Comece entendendo em quais canais o seu público está presente para definir as estratégias que envolvem construção de comunicação, investimento em mídia paga e de jornada de vendas e através dessas informações é possível definir o calendário, a cadência de publicação e o gerenciamento das mídias. 

São diversas as opções que estão disponíveis na internet para potencializar o seu negócio e uma delas é a construção de uma página de vendas onde o objetivo principal é levar o seu cliente até ela e trabalhar recursos de ação como um botão de compras que estimula aquela pessoa a efetivar a sua compra naquele momento. 

Também é possível criar um relacionamento com os clientes que chegaram até você por um anúncio que pode ser nas redes sociais, buscadores digitais ou outra plataforma que definiu como estratégica para atrair esses usuários e diante desse primeiro contato manter essa conexão com uma jornada de contatos por e-mail marketing.

Busque realizar testes até encontrar aquela ação que fez mais sentido aos seus objetivos e mantenha-se sempre atualizado sobre as tendências de mercado e as possibilidades que podem apoiar na busca por resultados de vendas para o seu negócio que sejam efetivas e qualificadas. 

Entenda como os afiliados da própria plataforma que disponibiliza o seu conteúdo podem ser peças chaves para auxiliar na divulgação do seu conteúdo e busque realizar parcerias que sejam alinhadas com o seu propósito e ofereça benefícios de negócios tanto para ter visibilidade quanto para as vendas. 

Também não deixe de conferir o conteúdo: Marketing digital para cursos online

Conclusão: Dicas para criar um curso on-line do zero

Foram vários os conceitos explorados até aqui para que você possa ter sucesso na construção do seu curso online e o importante agora é colocar tudo em prática, leia quantas vezes achar necessário para identificar melhorias e ter total satisfação no resultado final de todo esse processo. 

Saiba que se chegou até aqui tem grande chances de estar pronto para ganhar espaço no mercado e trabalhar uma grande escala de potenciais clientes, mas não tenha medo de errar e saiba aprender a hora de fazer melhorias nos seus conteúdos e atualizações para acompanhar as mudanças no meio digital 

Esteja disponível para falar diretamente com os seus clientes sempre que surgirem dúvidas, questionamentos e sugestões, quando falamos de curso online é necessário ter uma canal de comunicação onde seja possível ter esse contato, por isso, tenha também no seu planejamento essa atividade. 

Com o decorrer do tempo e com a construção de uma base de dados é possível começar a pensar em escalabilidade para lançar novos infoprodutos, por isso, mantenha os contatos nutridos de informações sobre sua marca para que ganhe disponibilize um novo infoproduto para a venda já tenha conexão com essas pessoas. 

Além disso, promova descontos, promoções e disponibilize brindes como infográficos ou e-books para tornar esse relacionamento ainda melhor, ou seja, esteja sempre focado em formas de fidelizar aquele cliente e manter seu interesse ativo sobre seu negócio digital para alcançar novas oportunidades. 

Tendo esse tipo de aproximação também é possível solicitar depoimentos, incentivar as avaliações positivas e contar com os próprios clientes para divulgar e promover o seu negócio digital por conta da sua experiência e isso acaba criando uma rede de parceiros espontâneos e qualificados. 

Quando sentir que chegou a hora de avançar utilize todos os aprendizados estabelecidos até aqui e comece a pensar nos próximos passos, por isso, a necessidade de ter objetivos claros tanto a curto, médio e longo prazo. Espero que tenha adquirido boas dicas com esse artigo e continue acompanhando novos conteúdos por aqui.